O CIDAUT, registado como Centro de Tecnologia, realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor de transporte e energia, para o qual possui estrutura, instalações e seu próprio pessoal técnico e auxiliar. Seu objetivo é aumentar a competitividade e o desenvolvimento industrial de empresas nos setores automóvel, energético, ferroviário e aeronáutico, promovendo o fortalecimento do tecido industrial através do aumento de suas capacidades tecnológicas.
O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos é uma instituição privada sem fins lucrativos que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos. Independentemente da área da actividade industrial, o CVR tem as competências necessárias para apoiar projectos e iniciativas relacionadas com uma ampla gama de resíduos industriais.
O ITACyL, desde a sua criação em 2002, tem o firme compromisso de se configurar como um instrumento eficiente para promover o setor agrícola através do desenvolvimento de novas tecnologias, pesquisa e transferência de avanços científicos, favorecendo a coordenação e colaboração com outras organizações públicas e privadas.
A AEdoAVE – Agência de Energia do Ave é uma cooperativa de prestação de serviços de direito privado sem fins lucrativos que tem por missão contribuir para a eficiência energética, para a utilização racional de energia e a utilização dos recursos energéticos endógenos, renováveis e não poluentes. O objetivo da Agência é contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, na procura de soluções com menor impacte ambiental e introduzir conceitos de eficiência energética e ambientais nos processos de planeamento e de ordenamento do território.
A Agência Municipal de Energia de Valladolid (AEMVA) foi criada em 1995 enquadrada no Serviço do Meio Ambiente da Câmara de Municipal de Valladolid. Tem como principais objetivos: